http://www.contabeis.com.br/artigos/4255/contador-estrategico-o-novo-papel-do-profissional-contabil/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+portalcontabeis+%28Contabeis.com.br+-+Not%C3%ADcias%2C+Artigos%2C+Legisla%C3%A7%C3%A3o%29

Anderson Barbosa

O novo papel do contador passa por uma reformulação imposta pelos desafios do ambiente competitivo do mercado atual e acrescentará novos desafios a profissão.

 O novo papel do contador exige que além de um profissional contábil competente e extremamente técnico, precisará assumir também o posto de consultor empresarial, isto é, fornecer informações e apontar os caminhos para o crescimento do negócio do seu cliente.

Além das obrigações da profissão sendo elas ética, credibilidade, pontualidade e profissionalismo. O profissional contábil precisa estar preparado para inovar em uma área onde grande parte do seu trabalho é imposta pelo fisco num modelo antiquado e burocrático. Apesar disso tudo, o profissional de contabilidade deverá desenvolver novas competências para proporcionar ao empresário uma consultoria com o diagnóstico estratégico da sua empresa.

No atual mercado brasileiro onde 30% (trinta por cento) das empresas encerram suas atividades por falta de um planejamento estratégico e análise profunda do negócio. O contador tem a missão de auxiliar o empresariado a diminuir este prognóstico, mostrando os indicadores e as informações necessárias para a eficácia da administração da empresa.

Para isso é fundamental que o Contador tenha como suporte um sistema integrado, conhecimento técnico da profissão e do nicho do cliente, a fim de possibilitar qualidade nas informações e dados para uma análise da saúde da empresa.

O contador cresce com a empresa, o sucesso do empresário passa em parte pelas mãos do profissional contábil, a garantia desta harmonia é a mudança de paradigma do contador operacional para o estratégico, essa transformação é fundamental para extrair o melhor resultado para o cliente.

Somente desta forma em um mundo que compartilha tudo e recebe informação em tempo real o novo contador terá um papel fundamental na nova economia.

Autor: Anderson Barbosa – Administrador/Contador Autônomo  Solidário ao Projeto Contadoresdobem

Nossa missão: Mudar a forma de relacionar-se com o cliente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *